Fotografia Empresarial

Redes Sociais

Para mim, como fotógrafa profissional, fazer um retrato é muito mais do que apenas registar o rosto da pessoa. É necessário que a imagem captada conte uma história e apresente o retratado, de forma a que a sua personalidade sobressaia. Os olhos são importantíssimos em qualquer retrato. A restante composição fotográfica varia de acordo com a intenção e o impacto desejado pelo retratado.

Com o uso crescente das Redes Sociais tornou-se frequente procurar o perfil de alguém mesmo antes de conhecer a pessoa pessoalmente. Esse mesmo contacto virtual acabará por ser muito importante, uma vez que tanto pode incentivar, como desencorajar um contacto real.

Cada retratado tem a sua personalidade e características próprias que são notados pelos observadores do retrato que querem sentir confiança e segurança no rosto do retratado. Assim, é fundamental que o retrato deixe transparecer “quem é” essa pessoa fotografada e, para que tal seja um sucesso, apresento algumas sugestões:

Apesar do retrato ser pessoal, alguns padrões devem seguidos em fotografias empresariais. Se é uma empresa mais descontraída, por exemplo, é interessante que as fotografias dos retratados tenham esse detalhe na composição, quer no cenário,   nos ângulos e expressões faciais. Isto é, manter a identidade da empresa no retrato institucional, de forma consistente e natural.

Não há necessidade de entrar em gastos excessivos em roupa e acessórios (afinal a energia do retrato está nas expressões faciais, mais concretamente nos olhos). Na maior parte das situações, quanto mais simples, melhor: escolha uma blusa neutra, mas elegante, e que tenha a ver com o seu estilo. A maquilhagem deve ser em tons neutros evitando sempre os brilhos. Os acessórios, se não dispensados, devem espelhar o seu estilo. Para os homens as regras são as mesmas, simplicidade e elegância.

Quanto à iluminação, não existe uma regra única e tudo depende do objectivo pretendido. Tanto posso querer fazer uso de sombras mais duras e dramáticas ou criar uma atmosfera mais leve. Em retratos institucionais, o mais usual é usar uma iluminação suave, com menos sombras e dar destaque aos olhos do retratado. Com efeito, uma fotografia mais iluminada transparece uma maior sensação tranquilidade e confiança.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.